KINGS – Exposição de fotografia de Inês Ventura
Agenda Cultural | Exposição
Sinopse:
"KINGS é a segunda parte do projecto documental QUEENS, KINGS & QUEERS, com foco na presença dos Drag Kings na cena drag em Portugal. Tradicionalmente, a arte drag tem sido associada às Drag Queens, enquanto os Drag Kings — pessoas que performam masculinidade, incluindo mulheres e pessoas não binárias — permanecem pouco visíveis. Pese embora a sua invisibilidade histórica, consegue-se datar a primeira apresentação conhecida de personificação masculina durante a Dinastia Tang (618-907), e o filme “Le Duet d’Hamlet” (1900) transformou a história das artes, do cinema, da actuação e da própria performance de género quando Sarah Bernhardt assume o papel principal e interpreta o príncipe Hamlet. A actriz, pioneira na interpretação de papéis masculinos, foi uma das únicas a representar tanto Hamlet quanto Ophelia.
Em Portugal, os Drag Kings são ainda uma performance de nicho. Enquanto desbravam o seu caminho no mundo drag - e na sociedade em geral -, os performers apresentam-se como Kings & Queers, com performances politizadas, num manifesto claro contra a masculinidade tóxica, desafiando os papéis de género e o binarismo."
A fotografia é da autoria de Inês Ventura.
A autora agradece:
Kings of Kiteria, Queerasfuck
Drag Kings: I. M. Dickless, Joaquim Fónix, Márcio de Gaya, Orlando The Drag King, PatPat, Só Carlos, Xicão Xicano, The Vulnerable King.
A organização e produção da exposição é do m|i|mo – Museu da Imagem em Movimento em parceria com a Câmara Municipal de Leiria.
Acompanha a nossa Agenda Cultural de Leiria!